sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aleta, redutores, montagem, protótipo pronto!

Essa ultima semana foi a mais corrida e também a mais produtiva.
A aleta foi instalada dentro do cano conforme ja foi dito e os buracos que usamos para colocar a haste da aleta foram vedados com orings. Eles foram colocados junto aos furos na parte de dentro e de fora do cano para garantir que não houvesse vazamentos. O movimento da haste não foi prejudicado.




Depois disso o apoio, para limitar o movimento da aleta, foi colocado. Inicialmente pensamos em colocar dois apoios um antes da aleta na parte inferior e outro depois na parte superior. Ao colocar o primeiro foi constatado que não era necessário colocar um segundo apoio já que primeiro resolvia todo o problema.


Essa ultima imagem ilustra bem todo o sistema da aleta.
Depois de concluída a aleta continuamos a montar o mecanismo. Primeiro usamos uma luva para conectar o cano de 75 mm em um redutor de 75 x 50 mm. O encaixe que vinha junto a aleta teve que sofrer algumas mudanças para que pudesse encaixar perfeitamente no cano já que os orings e a haste da aleta não permitiam o encaixe perfeito. Foram feitos cortes para que fosse permitido o encaixe.
O cano que contem a aleta foi cortado somente para diminuir de tamanho e em cada extremidade foi colocado uma luva de 75 mm, um redutor de 75 x 50 mm e outro redutor de 50 x 20 mm. Esses últimos redutores foram usados para que fosse mais fácil fazer o buraco de encaixe nos reservatórios. Ainda foi colocado nesse ultimo redutor um cano de pvc de 20 mm e uma nuvem também de 20 mm para encaixar nos reservatorios.

                                          Redutor 75 x 50 mm


                                          Redutor 50 x 20 mm
                     

                                          Nuvem de 20 mm

Essa imagem exemplifica o conjunto de redutores, cano de 20 mm e nuvem de 20 mm


Por ultimo foram feitos os reservatórios, o primeiro foi o reservatório 1, mais próximo a caixa d'água. Nele foi feito um furo de para encaixar um conector de 20 mm para encaixar junto aos redutores. Usamos uma furadeira, faca e força para fazer um furo adequado. No segundo reservatório foram feitos dois furos um para colocar a torneira com bóia e outro para colocar um cano de 20 mm que conecta na maioria dos chuveiros convencionais. Nesse último foi usado apenas uma faca bem quente pois no momento não havia ferramentas adequadas.

Primeiro reservatório e seu único furo já com o cano instalado.



Segundo reservatorio com a torneira com bóia


Todos os canos e juntas foram vedados com silicone. Mesmo assim alguns vazamentos persistiram em aparecer sendo resolvidos na mesma hora.
Infelizmente a mola "quebrou" no momento em q ela estava sendo instalada. Tentamos procurar outra porem não conseguimos encontrar nada semelhante.
O mecanismo funcionou perfeitamente e realizou a sua função que era de economizar água.
A água sai da caixa e vai para o reservatório 1, com o acionamento da aleta ela vai para o reservatório 2 de forma muito lenta. Dessa forma o usuário iria ficar incomodado com a demora para cair água assim faria um banho mais rápido para evitar o transtorno.



O projeto foi concluído no prazo determinado e nós, integrantes do grupo, estamos muito felizes por tudo ter dado certo. Isso ocorreu devido a iniciativa de todos nós. Agradecemos o apoio dos professores e de todas as outras pessoas que ajudaram no desenvolvimento do projeto!

Um comentário:

  1. Essa última postagem ficou muito boa. Detalhou bem tudo o que alcançaram, ao final do projeto.

    ResponderExcluir